Apego - desapego - ó céus

Às vezes me pego pensando: por que temos tanta dificuldade em desapegar? E não falo só de roupas sem uso, sapatos esgualepados, brincos sem par,ao dinheiro, a um carro... E falo também apego às pessoas. Amigos que já nos encheram o saco, ex-namorados e namorados atuais que nos fazem mal, colegas de trabalho insuportáveis, fora empregos e chefes que nos humilham, assinatura de revista que não lemos, comidas perdidas nos potinhos, comprovantes de pagamentos antigos, calcinhas furadas, tantas coisas! O que, realmente, isso tudo significa pra nós? Por que nos apegamos tanto a elas? Freud explica? Uma vez até li um texto da doida da Danuza Leão... Falando em como foi difícil mandar a empregada cheia de vícios e intimidade embora. Se apegou.  Isso vale pra tudo.
O texto todo já vale a pena só pela frase final:

"E fiquei pensando que namorados e maridos que nos atormentam a vida são como empregadas domésticas: a gente dispensa mais tarde do que deveria e perde um tempo imenso sendo infeliz".

O apego é controle, aprisionamento, sofrimento. Apego é falta de segurança, auto-estima. Em vez dele, desenvolva os elos.  O elo une, soma e permite que as pessoas sejam livres. Tem um texto bem legal sobre isso na internê.
Por que é tão difícil se livrar de coisas velhas, amigos chatos e namorados idiotas?
Por que não podemos, simplesmente, virar a página? Mandar embora, embrulhar e despachar pro além? Deixar ir. Curto e grosso. E decisão firme e pra sempre.Como sempre digo..a vida é dura!  Afffff

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".


2 comentários:

Andrea Honaiser disse...

Acredito tb que as pessoas não nasceram para ficar sozinhas, para viver só...Acho que por esse motivo nos apegamos sempre a quase tudo....

Unknown disse...

Aiiiiiiiii, acabei de ler esse texto e caiu direitinho com o que eu tô sentindo hj! Tô sofrendo tanto... meu melhor amigo aqui tá indo embora amanhã! Parece que meu chão se abriu!! Que falta que vai fazer na minha vida... Apesar de ser idependente, ao mesmo tempo, também ME APEGO DEMAIS A ALGUMAS PESSOAS... Preciso aprender a controlar esse apego! Affffff (hehehe)

Postar um comentário